O projeto das novas instalações da Centrocor consistia no revestimento exterior de 5 edifícios contíguos de volumetria variável, com transições curvas entre os planos de fachada.
Foram utilizados 1650m2 = 6,6ton do sistema de fachada de 40mm de espessura com encaixe macho-fêmea Marlon Clickfix 1040 na cor Branco Pérola, que foi escolhido pela ausência de uniões visíveis entre painéis, proporcionando um revestimento continuo translucido com características difusoras de luz.
Um dos grandes desafios consistia no revestimento de zonas curvas, em continuidade com as zonas planas das fachadas. Com o desenvolvimento e apoio técnico da Brett Martin foi possível concretizar um revestimento que alia a funcionalidade à estética idealizada pelo projetista.
O desafio técnico do revestimento curvo e continuo dos edifícios, aliado à geometria do conjunto arquitetónico foram os motivos da seleção e atribuição do prémio.
Eng. Nuno Melo, Projectista na Pluriúmero, explica-nos melhor o enquadramento da utilização e escolha deste material para o projeto, “O edifício apresentado foi concebido para a empresa Centrocor, para funcionar como edifício sede, tendo sido estabelecido como requisito que o edifício afirmasse uma imagem dinâmica, inovadora e de referência, uma imagem representativa da própria empresa. Neste contexto, e dado que empresa comercializa tintas e outros derivados de pintura, foi assumido também como conceito para o desenvolvimento da imagem do edifício o princípio que «Sin luz no hay color»”.
A imagem dinâmica do edifício resulta da composição e do jogo efetuado com os vários volumes da construção, os quais se articulam entre si na perpendicular e na diagonal. O dinamismo pretendido é ainda acentuado pelas coberturas inclinadas que cada volume possui, bem como pela orientação que foi atribuída a cada uma.
No sentido de marcar a diferença e vincar as premissas que foram especificadas para o desenvolvimento do projeto, optou-se pela utilização de um material de revestimento exterior também ele distinto, o policarbonato alveolar. Este confere ao edifício uma imagem límpida e translucida, com capacidade de no decurso do dia adquirir várias tonalidades, como à noite assumir e transmitir a luminosidade interior, destacando-se e marcando a presença sobre toda a área envolvente.
O projeto e fiscalização desta obra foram realizados pela empresa Plurinúmero, Lda.